Reflexão

Diferenças Entre Escola e Faculdade!

  •  Acho que uma das primeiras coisas que mudam quando você sai da escola para a faculdade é que você percebe que não está sozinho, quando foi chegando o fim do terceiro ano por fora eu estava ótima, mas por dentro eu estava perturbada e muitas vezes eu chorei, quando entrei na faculdade, fiquei mais desesperada ainda, pois na escola estudei por quase com as mesmas pessoas durante 7 anos e quando cheguei em uma sala repleta de homens e mulheres pensei ferrou lembro que chorei quietinha na hora de dormir e o tempo foi passando e eu fui percebendo que toda aquele desespero estava passando que as minhas verdadeiras amizades da escola não morreram, que aquele novo lugar poderiam me proporcionar amizades tão maravilhosas quanto na escola, e que principalmente eu não estava sozinha no mundo e que sempre que eu precisasse eu teria uma família maravilhosa para me amparar. Quando estamos na escola não percebemos isso (pelo menos eu não) por que na escola estamos em uma situação de conforto seus pais te matricularam lá, compraram seu material e você só vai estudar na faculdade você necessita ter um objetivo e ser independente.
  • Muitos conceitos sobre amizade mudam, percebi que não se precisa estar sempre ao lado ou falando toda hora pra ser amigo de verdade, o maior dilema que vivemos com termino da escola é que não nos imaginamos vivendo sem certos amigos, eu achava que ia morrer se ficasse sem eles que eu precisa daquela pessoa muito, o tempo passa e você percebe e você está ótimo tá tudo bem e que tanto faz se você ver a pessoa ou não…. Uma coisa que mudou muito também que na escola eu não ia se quer no banheiro só estava sempre com uma amiga parecia que não sabia andar sozinha, se eu ia no mercado uma delas tinha que ir, as vezes uma outra me acompanhava no dentista, ia comer só se tivesse alguém e na faculdade não… Você simplesmente aprende a andar com as própria pernas kkk e não é assim por que não tenho amigos basicamente cada um tem seu “próprio trajeto” seus próprios afazeres.
  • Você aprende a trabalhar. Como assim?  Você aprende que independentemente das circunstâncias você tem que fazer um bom trabalho, na escola o normal é ter as panelinhas na faculdade também tem mas quando um professor passa um trabalho ou uma prova na escola a panelinha se mantem tipo ” professor pode ser dupla de três”( quem nunca kkk), na faculdade não! As panelinhas se misturam por exemplo eu sou de uma panelinha mas tem um determinado trabalho e eu quero fazer com outra panelinha tchau e benção não tem aquele negócio só vou se for todo mundo, ou se não minha panelinha é de 5 mas o grupo e de 4 sobrei, ou seja preciso achar outro lugar para me encaixar não tem essa de a mas eu não gosto da Jurema ela tem cabelo azul aaah sabe…. Mesmo que você não goste ou não queira você vai (precisa ) e faz um bom trabalho.
  • Todo mundo tem um objetivo ( ou finge ter, prazer kkk), pelo menos a maioria das pessoas ninguém tá ali pra brincar, até porque se for universidade pública a pessoa se matou para estar ali, e se for particular a pessoa está pagando para estar ali, tem sim o aluno vagabundo nem ai pra nada mas geralmente ele é bom nos trabalhos, e bom de cola.
  • Uma coisa que muda muito também é o professor  Papai, tipo que fica toda hora a Joãozinho você tem que estudar, não pode colar Joãozinho, no banheiro de novo, Joãozinho se comporte, Joãozinho você matou aula vou ligar para sua mãe…. Não tem mais isso o professor caga pra tu literalmente, claro que se você for até pedir ajuda e tal ele irá te ajudar (baseado nos meus professores, já ouvi histórias diferentes), mas se tu estudou ou não o problema não e dele, ele só vai lá dá a aula dele e vaza.
  • Tu não e obrigado a ficar na sala pode sair quando quiser, isso mudou muito pelo menos comigo, na escola eu olhava pro pátio o pátio olhava pra mim e era um caso de amor, na faculdade não, eu chego falo com o povo vou pra sala e tô de boa saio no intervalo volto de boa tranquilo a hora de ir embora continua tentadora e não peça pro professor liberar mais cedo se o professor for legal ele vai falar já dei tua presença pode ir, e tu não vai por peso na consciência e se o professor for mais meu estilo ele vai falar ninguém é obrigado a estar aqui quem paga as mensalidades são vocês não vai mudar nada no meu salário (Mas sempre tem um babaca que pede para liberar).
  • O professor não vai te dar um decimo e não vai arredondar sua média nem adianta que eu já tentei (vai que kkkk), na escola eu virava amiga do professor perguntava como estava os filhos, falava bom dia, bom final de semana, bom recesso, boa aula, bom trabalho, todas essas frases ai no final precisava de um décimo aí o professor dava né… Isso te deixa mal acostumado porque na faculdade o professor vai falar se tu der muita sorte o sistema arredonda, boa sorte.
  • A maior verdade que o professor te fala na escola é “o aluno quem faz a faculdade não a faculdade que faz o aluno” gente essa é a maior verdade sério claro que se tu tiver a oportunidade de ir para uma boa universidade cara aproveita, mas tu não teve essa mesma sorte relaxa, e faça o seu curso da melhor forma possível (Se dedique gradualmente do inicio ao fim tente não deixara acumular) qualquer um de qualquer faculdade pode alcançar o mesmo mérito pode ser mais longo o caminho talvez… Mas não é impossível e não vai te matar, então tá tudo certo.
  • A tia da xerox vai ser sua melhor amiga nessa jornada kkkk todo dia ou quase todo dia tu vai dar uma passadinha lá pra pegar umas mil folhas kkkk e dependendo do curso vai ser papel e muito mais eu faço pedagogia então é tinta, é eva, é muita apostila kkkk.
  • Bom independentemente do que você vá fazer se entregue e quando perceber que não está feliz com sua escolha saia o mais rápido possível não perde tempo, acho que meu maior medo era de não gostar do meu curso porque eu tinha muuuito preconceito, achava que ia ficar só cortando eva e aprendendo classes gramaticais e ortografia figura de linguagem … E eu percebi qualquer curso vai muito além do falam por aí! Então, entenda que a maioria dos cursos vão ter pessoas tentado interferir nas suas escolhas dizendo que tu tá errado, é muito importante ouvir todo mundo mas guarde apenas o que realmente te parece justo para você mesmo…. Quem quer fazer enfermagem vai ouvir as pessoas falando a faz logo medicina vai trabalhar mais que medico pra ganhar pouco… Você de educação física vai ouvir a vai ficar não sei quantos anos correndo pro lado e pro outro na quadra pra nada nem ganha dinheiro… Você de pedagogia nem sabia que tu gostava de criança, serio você vai ficar 4 anos estudando pra ser babá!!!

 

Cada estudo, cada área tem suas opções seus caminhos não necessariamente eu faço pedagogia para dar aula, mas e se eu quiser lecionar  qual é o problema são escolhas sempre vai ter alguém infeliz com suas, e cada um de nós precisamos reconhecer que a opinião que mais importa é a nossa. E se fosse assim né gente 4 anos de faculdade para ganhar o mesmo que uma babá sem nenhuma formação, os estudos e formações não teria tanta importância quanto tem…

Dois Beijos, espero que tenham gostado!

 

Deixe um comentário